sexta-feira, 1 de abril de 2011

Matéria!

Rio de Janeiro tem um dos melhores árbitros do brasileirão em 2011!


O carioca Marcelo de Lima Henrique surpreendeu em 2011, se destacando entre os melhores árbitros do campeonato brasileiro. Bem fisicamente e mantendo uma boa regularidade em seus critérios dentro de campo, De Lima já é um dos fortes nomes para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Dirigentes, jogadores e jornalistas são unânimes com relação às boas atuações do árbitro carioca.

Filho do ex-árbitro aspirante ao quadro Fifa, José Henrique Neto, De Lima começou no futebol como goleiro. Atuou em alguns clubes no Brasil, porém, a paixão pela arbitragem falou mais alto e em 1985, atendendo a um pedido do pai, o árbitro decidiu fazer o curso de arbitragem na FERJ.

Em 1996 estreou apitando na categoria infantil, Portuguesa x Bayer. E, enquanto a oportunidade na categoria profissional não chegava, De Lima foi se aperfeiçoando nos campeonatos de praia. Em alguns desses jogos, o Juiz passou por uma situação nada agradável.
Certa vez, enquanto apitava Areia x Colorado, Galocha, da equipe Areia, um jogador muito forte conhecido na praia por suas jogadas ásperas, ameaçou De Lima, de maneira bem objetiva. “ – Se me expulsar, te meto a porrada”. De Lima fez ‘ouvido de mercador’ e no intervalo foi falar com Montanha, uma outra figura bem conhecida das praias cariocas, que faz a segurança dos árbitros nos jogos na areia. “Montanha, fica de olho. Se o Galocha for expulso vai ter confusão”. Montanha conversou com Galocha ainda no intervalo e o segundo tempo foi tranqüilo. “Galocha até cooperou com a arbitragem”, conta. Após o jogo, Daniel Pomeroy e Élson Passos, que assistiam a partida, foram elogiar De Lima pela excelente atuação naquele dia. Todos ficaram muito felizes, pois havia 5 anos que aquele jogo não acabava bem.
A partir desse jogo sua carreira nos gramados começou a decolar. Em 2003 ingressou no quadro profissional e fez seu primeiro jogo na Série A carioca, Madureira 0x1 Bangu. Ainda em 2003, ganhou o escudo da CBF e comandou Macaé 0x1 Portuguesa, pela Série C do Campeonato Brasileiro, com Dibert Pedrosa e José Cláudio Paranhos. Em 2006 dirigiu seu primeiro jogo pela Copa do Brasil, Estrela do Norte 1x1 Guarani, com Dibert Pedrosa e Marcelo Fonseca. Em 2007 estreou na Série A do Brasileirão, São Paulo 2x0 Goiás, com Aristeu Tavares e Dibert Pedrosa.

Em 2008 o árbitro carioca chegava ao topo de sua carreira, sendo indicado ao quadro internacional de árbitros da Fifa. O Rio de Janeiro voltou a ser celeiro de grandes nomes na arbitragem nacional e isso, deve-se ao excelente trabalho da comissão estadual de arbitragem e claro, ao desempenho interessante de Sérgio Correa da Silva com relação à renovação da arbitragem brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário