segunda-feira, 28 de março de 2011

Túnel do tempo com Professor Leoni Nascimento,O futebol de Onze.

Amigos, hoje vou contar o que sei do futebol de praia de onze.
Quando Copacabana começou sua expansão demográfica, já havia “peladas” de futebol na praia no Posto Seis, tanto que em 1931, foi fundado o Lá Vai Bola, agremiação pioneira da modalidade, extindo na década de 70. Sei que houve um torneio noturno na praia em 1938, pois tive acesso a uma foto do time da Urca, que participou, pertencente ao Pirica, ponta di time que jogavam os irmãos Tovar. Também recordo que ao volta ao Rio, em 1944, o time da Urca jogando em seu campo (menor) era quase imbatível e eu e os demais meninos disputavam quem seria o “gandula”.
Pois bem, nessa epoca o grande rival do Urca P.C., que tinha Paulo Tovar, idolo do Botafogo, seu irmão Rodrigo, Rubinho, depois campeão pelo Botafogo em 1948, Jaime, pai do Jaime, campeão pelo Flamengo em 65, o Pirica, que era do voleibol do Fluminense e outros bons jogadores. Esse rival era o time do 103 Praia Clube, cujo uniforme era verde, com calções surreais, branco com peixes em verde. Seu capitão e dono era o Carlinhos Niemeyer, irmão do grande arquiteto e depois cineasta com o Canal 100 que passava esportes nos cinemas. No seu time, além dele, tinha o Heleno de Freitas, atacante do Botafogo e seleção nacional, que na praia jogava como médio, o Otávio, também atacante do Botafogo e seleção e outros que não lembro. Vi dois confrontos desses times, no primeiro a Urca ( sempre de camisa azul marinho) venceu por 3 a 1 e outro que terminou empatado em 1 a 1.
Por volta de 1945, os times de Copacabana, alguns com nome de ruas ou de edificios, o Lá Vai Bola do Marechal e Bolinha, o Dínamo do Tião, o Maravilha do Jaime “Pafúncio”, o Ouro Prêto, o Leme PC. (o qual joguei no juvenil em 1948, na lateral direita embora fosse canhoto), entre outros que fundaram a LEC (Liga Esportiva de Copacabana) para realizar campeonatos naquela praia. Pouco mais tarde, foi fundada a Liga do Leblon (e Ipanema), com times com Grêmio Leblon, Lagoa, Torino, Tatuís etc Mais tarde em 1956, foi fundada a LEU (Liga Esportiva da Urca) que durou até 1959.
Também em Icaraí, onde se jogava a muito tempo, foi fundada a LAFA, se não me engano na década de 50. mais tarde surgiram as ligas das praia do Flamengo e de Botafogo, depois extintas. Em 1957, pelo êxito que os jogos de praia apresentavam, o Jornal dos Sports, organizou o Torneio Inter Praias, promovido pela Coca-Cola, convidando clubes das três ligas mais importantes na época, Copacabana, Leblon e Urca, os doze times que foram convidados : Lagoa, Grêmio, Tatuís, Milionários e Iapetec (Leblon), Ouro Preto, Radar, Pracinha,Dínamo e Copaleme (Copacabana) e Cobras e Guaíba (Urca). O campeão foi o Lagoa, do Théo, com 16 pontos, três vices: Grêmio, Cobras e Radar( 15 pts). Foi a primeira vez que dirigi um time na praia, o Guaíba (6 ). O time campeão foi : Miguel; Carlinhos, Nando, Vitoriano e Hans; Serginho e Eduardo; Rogério, Paulo Portela, Huguinho e Décio (Maurício). Acreano do Guaíba foi o artilheiro com 13 gols. Os campeões de Ligas foram : Copaleme (Copacabana), Grêmio (Leblon) e Guaíba (Urca)
Na edição de 1958, os particpantes foram: Lagoa, Tatuis, Grêmio e Milioná- rios (Leblon), Pracinha, Radar, Arsenal, Copaleme e Ouro Preto (Copacaba-na), Guaíba, Estudantes e Gatos (Urca). O Pracinha, com 19 pontos, apenas uma derrota ( perdeu no posto 5, para o Guaíba 0×1 go de Acreano). Dois vices Grêmio e Radar, com 14 pontos. 4o Milionários e 5o Guaíba. Vitor do Copaleme foi o artilheiro com 15 gols. o time campeão: Castilho (Bonéco); Eurico, Santoro, Brandão e Béto; Danilo e Ivan: Paulo Portugal, Huguinho, Nelito e Fernando. Os campeões de Liga foram os mesmos de 57.
Em 1959, o Inter Praias, com o mesmo modelo dos anos anteriores, fez com que as ligas se reunissem para fundar a Federação Carioca, que contarei no próximo artigo. Com forte equipe o campeão invicto foi o Radar, com 21 pontos, teve apenas um empate (1×1 com o Guaíba). o Tatuís foi vice, 17 pts e Guaíba, terceiro com 16. Eis a formação campeã: Toninho; Espanhol. Euri-co Lyra, Rigoni e João Maravilha: Salvador e Genê; Jarbas, Rafael Magalhães Eurico Louro e Marquinhos. Os artilheiros foram Horácio (Guaíba) e Rogério(Lagoa) 16 gols. Houve ainda o Torneio da Marinha no Leblon, vencido pelo Radar, vencendo o Guaíba, após 1×1, nos pênaltes. No Torneio Inter-Ligas, disputado por seleções, os resultados foram : Urca 1×0 Copacabana (Urca), Copacabana 1×1 Leblon (Lido) e Leblon 1×1 Urca (Leblon) o time da Urca, campeão formou com Zéca; Ronald (Lima), Mauro, Rodrigo Tovar e Walter; Rony e Paulo Tovar; Raul Celso (Amauri), Horácio, Perácio e Acreano.
Ficamos por aqui, daremos continuidade a essa história do futebol de praia, que tenho certeza trará muito boas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário